
O carro elétrico movido a energia solar da Nissan será apresentado no Japan Mobility Show, em Tóquio, e pode dispensar recargas externas, segundo a montadora. - Imagem: Divulgação Nissan
Seguindo a tendência de descarbonização dos meios de transportes, a Nissan planeja apresentar nos próximos dias seu novo carro movido a energia solar no Japan Mobility Show, em Tóquio.
Inspirado no Nissan Sakura, o compacto elétrico mais vendido da marca no Japão, o novo carro integra painéis solares no teto e nas laterais. Além disso, conta com um painel solar retrátil que se expande automaticamente quando o veículo está estacionado, ampliando em mais de 60% a área de captação de luz.
Se usado como o prescrito pela montadora, é possível que o carro atinja até 3 mil quilômetros de autonomia sem a necessidade de recarregar em uma tomada.
Para tanto, a Nissan recomenda viagens de curta distância, como deslocamentos para o trabalho ou idas ao supermercado mais próximo. Assim, a energia solar gerada durante o dia a dia pode ser suficiente para manter o carro totalmente funcional sem depender de recargas externas por cerca de 3 mil quilômetros por ano.

Vale dizer que ainda se trata de um protótipo da marca japonesa. O modelo definitivo ainda não está pronto.
O projeto liderado por Junichi Inoue, engenheiro da Nissan, tem uma meta ousada: além de não depender de combustíveis fósseis, também visa eliminar a dependência de recargas na rede de energia elétrica.
“Queremos construir um carro que não necessite nem de gasolina nem de recarga pela rede”, afirmou o executivo.
De acordo com Inoue, a Nissan optou por uma abordagem mais prática e acessível: ampliar a superfície dos painéis solares em vez de investir em células superavançadas e de alto custo. “Uma abordagem de células pequenas e altamente eficientes encarece o produto”, disse. Assim, o objetivo da montadora é tornar o conceito economicamente viável e escalável para o futuro.
O protótipo da Nissan estará em exibição de 31 de outubro a 9 de novembro no Japan Mobility Show. Quem sabe depois disso os projetistas da Nissan cheguem a um design mais atraente.

